Detectamos que você está usando uma versão antiga do Internet Explorer. Favor acessar com o Chrome. ×

Encontre um Projeto:
Buscar

Conheça o DEU CERTO

O Programa

Criado em 2013, o Inspire Deu Certo é uma ferramenta de inovação incremental da Enel Brasil que visa consolidar e estimular a disseminação da inovação por todas as áreas do grupo.

Através do reconhecimento de projetos piloto elaborados pelos colaboradores da Enel Brasil, os projetos participam através de ciclos periódicos e podem ser inscritos em categorias distintas (Processo, Produto, Digitalização e Segurança), podendo eles serem orientados pelos Embaixadores da Inovação.

O processo:

O Programa é contínuo e possui suas inscrições abertas ao longo do ano, com ciclos periódicos, que são divididos por categorias (produtos, processos, digitalização e segurança). Todos os ciclos têm a mesma estrutura e dividem-se em 5 etapas:

Etapa 1: Processo de Inscrição: Essa é a etapa inicial do Programa, onde os projetos passam por um filtro automático (que valida se é uma ideia aplicada, estágio|grau de evolução; análise financeira básica)*. Com os quesitos de filtro atendidos, os projetos seguem para a fase de seletiva.

* Na categoria de segurança, é necessário obter e evidenciar análise previa do projeto pela área de segurança.

Etapa 2: Seletiva: Etapa em que os projetos são avaliados, no formato de uma banca de avaliação (PICTH), com referências nos critérios aplicados a cada uma das categorias*. Os membros da banca de avaliação são até três Embaixadores da Inovação, previamente treinados.

* Vide critérios na Política Inspire Deu Certo.

Etapa 3: Comitê Executivo: Avançando na seletiva, os melhores projetos do ciclo são convidados a se apresentarem no Comitê Executivo, também no formato de apresentação de PICTH.

Etapa 4: Premiação: Se eleito vencedor no Comitê, os inovadores dos projetos e seus respectivos embaixadores, recebem uma premiação equivalente a vencedor de ciclo, por categoria.

* Vide valores descritos na Política Inspire Deu Certo.

Etapa 5: Comitê Técnico: Ao fim de todos os ciclos, os projetos vencedores serão apresentados e avaliados por um Comitê Técnico, que escolherá os melhores projetos do ano.

Innovation Day: Caso sejam vencedores do ciclo, as equipes participam do evento anual de inovação da Enel Brasil, onde serão escolhidos os melhores projetos do ano, sendo expostos a toda empresa, bem como ocorre a premiação dos embaixadores da inovação.

Objetivos:

Os principais objetivos do Programa Deu Certo são:

  • Estimular um ambiente de inovação em todas as empresas da Enel Brasil.
  • Criar uma cultura de inovação inclusiva, reconhecendo inovadores de todos os níveis hierárquicos.
  • Estimular ideias aplicadas na prática, através da disseminação e reconhecimento de projetos.
  • Aplicar um modelo de reconhecimento para colaboradores inovadores.

Público Alvo:

Todos os Stakeholders do grupo Enel, em destaque para aqueles que veem a inovação como uma forma de superar obstáculos e gerar melhorias.

Grupos de Avaliação

Composto por representantes pré-selecionados, embaixadores da inovação, com expertise em diversas áreas, tem por objetivo selecionar os projetos de melhoria contínua que serão submetidos ao comitê de inovação. A banca de avaliadores será previamente indicada pela Equipe de Inovação, não podendo nenhum membro da banca ter vínculo com os projetos a serem avaliados naquela seletiva.

Comitê Executivo | Comitê de Inovação

O Comitê é composto pelo Presidente Enel Brasil, e membros do Comitê Executivo. Além desses participantes fixos, podem ser convocados, conforme a esfera dos projetos que serão apresentados, representantes das diversas diretorias da empresa.

O comitê tem o objetivo realizar a avaliação dos projetos de melhoria contínua, selecionando os vencedores de cada ciclo.

Comitê Técnico

Composto por especialistas indicados pelas linhas de negócio. O comitê tem o objetivo de realizar a avaliação final e anual dos projetos de melhoria contínua, selecionando os vencedores para o Innovation Day.

Política do Programa

É o documento que tem por objetivo servir como um guia de orientação para os participantes do programa, explicando cada aspecto envolvido durante a participação das equipes no Inspire Deu Certo. Busque sempre estar acessando a política mais atualizada do Inspire Deu Certo, neste  link .

Formulário de Inscrição

Tem por objetivo cadastrar os projetos no Inspire Deu Certo. Cadastre seu projeto no Inspire Deu Certo clicando neste link.

Equipe do Projeto

É formada por colaboradores, fornecedores e/ou um cliente da Enel, os quais têm a função de desenvolver e gerir um projeto de melhoria contínua inscrito no programa. Cada equipe deve ser formada por no mínimo dois participantes.

O Inspire Deu Certo é de responsabilidade da Equipe de Inovação da Enel Brasil, disposta a contribuir para o sucesso do programa e dos participantes envolvidos.

Responsabilidades da Equipe de Inovação:

- Formatar cronograma dos ciclos, determinando datas de início e fim das fases.

- Receber as inscrições das equipes.

- Escolher os membros do Grupos de Avaliação.

- Convocar as Equipes e Comitês de Inovação.

- Formatar ações de comunicação interna do programa.

- Formatar programas de comunicação interna do programa.

- Articular a premiação aos ganhadores.

- Modificar/ajustar as regras do Programa a cada ano, de acordo com a visão estratégica do Grupo Enel.

- Realizar Workshops de Inovação, Treinamento dos Embaixadores e Cursos diversos relacionados ao tema.

Diretor de Inovação Brasil:

Bruno Franco Cecchetti ( bruno.cecchetti@enel.com )

Responsável de Inovação:

Thaís Carvalho Pinto de Oliveira ( thais.poliveira@enel.com )

Colaboradores da equipe de Inovação Enel Brasil:

Luiz de Gonzaga Júnior ( luiz.junior@enel.com )

Matheus da Silva Costa ( matheus.costa@enel.com )

Thaís Mendonça ( thais.mendonça@enel.com )

Larry Douglas Pessoa Medeiros ( larry.medeiros@enel.com )

Rafael Lopes Leal Dantas ( rafael.leal@enel.com )

Eduardo Artur dos Santos Filho ( eduardo.sfilho@enel.com )